Biografia


Rogério Reis descobriu a fotografia com o prof. George Racz nas oficinas do bloco escola do MAM-RJ e nos cursos do fotógrafo Dick Welton nos anos 70. Nos anos 80, atuou no grupo F4, que buscava autossuficiência na produção e distribuição dos seus trabalhos, e participou das coletivas do INFOTO-Instituto Nacional de Fotografia da FUNARTE. Formado em Comunicação Social na Universidade Gama Filho, trabalhou como fotógrafo no Jornal do Brasil, O Globo, Veja, foi editor de fotografia do Jornal do Brasil de 1991 a 1996 e edita o www.tyba.com.br desde 2000.

Com forte influência da foto documentação, Rogério produz diálogos sobre questões urbanas da sua cidade, o Rio de Janeiro.

Seus principais trabalhos são: Surfistas de Trem (1988), Na Lona (1987-2001), Travesseiros Vermelhos (2006), Microondas (2004), Av. Brasil 500 (2009), Vôo de Papel (2009), Linha de Campo (2010) e Ninguém é de Ninguém (2011-2014).

 Em 1999 recebeu o Prêmio Nacional de Fotografia da FUNARTE com sua série Na Lona. Está presente nas coleções de Joaquim Paiva (1989); MASP/Pirelli-São Paulo (1995); Douglas Nielsen Collection-Minnesota (1996); MAM-Museu de Arte Moderna-São Paulo (1999); The Fogg Art Museum-Cambridge (1999); Danforth Museum of Art-Framingham (2000), MAM-Rio de Janeiro (2002),  Maison Européenne de la Photographie-Paris, em parceria com o FotoRio (2008, 2010, 2012 e 2014), MAR-Rio de Janeiro (2015) e Museu Nacional de Bellas Artes- Buenos Aires (2016), entre outras.

Em 2002 sua fotografia do poeta Carlos Drummond de Andrade na praia de Copacabana (1982) foi reproduzida em bronze como estátua (Leo Santana) e instalada no mesmo local onde a foto foi feita.

Neste mesmo ano (2002) inspirou e emprestou seu nome ao personagem do fotógrafo no filme Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, baseado no livro do escritor Paulo Lins.

​Seus ensaios foram publicados no Lens (blog do The New York Times), LightBox (blog da Time), The Guardian, Lens Culture,Courrier International Magazine, Gup Magazine, revista Piauí, Connaissances des Arts, Newsweek, GEO Magazine, L’Insensé, La Nación, entre outros.

Exposições Individuais:

• Nadie es de Nadie. Curadoria: Elda Harrington e Silvia Mangialardi.  Festival de la Luz. MNBA- Museu Nacional de Bellas Artes. Buenos Aires, 2016.

​• Microondas / Ninguém é de Ninguém (Lançamento do livro). Galeria Laura Marsiaj Tempo. Rio, 2015.

 • Perto dos Navios.  Curadoria: Julieta Roitman, Pedro Vasquez e Milton Guran. Centro Cultural da Justiça Federal, FotoRio. Rio, 2015.

 • Ninguém é de Ninguém. Curadoria: Iatã Canabrava, Giancarlo Micarelli, Maxime Delmotte e Claudi Carreras. Paraty em Foco. Rio,2014.

 • Rogério Reis à La Quatrième Image ( Personne n’appartient à Personne, Carnaval sur bâche, Surfeur de train).  Commissaire : Raed Bawayah  et coopération de Marcia Mello (Galeria Tempo). Paris,2014.

 •Ninguém é de Ninguém. Curadoria de Isabel Amado e João Paulo Pereira. Galeria da Gavea. Rio, 2014.

 •Linha de Campo. Curadoria: Milton Guran. Fotógrafo convidado: Fernando Bueno. Centro Cultural da Justiça Federal. FotoRio. Rio, 2013

 •Ninguém é de Ninguém. Ecos Híbridos, quatro exposições: Eustáquio Neves, Pedro David, Alexandre Sequeira e Rogério Reis. Curadoria: Georgia Quintas. Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar. Fortaleza, 2012.

 •Personne n’appartient  à personne, Trois  Photographes de FotoRio: Fernanda Magalhães, Edu Simões e Rogério Reis. Commissaires : Jean Luc Monterosso e Milton Guran. Maison Européenne de La Photographie. Paris,2011.

 •Retratos de um Carnaval (Sur Bâche).  Commissaire: Felipe Ferreira. Europália, Musée International du Carnaval et du Masque. Binche, Belgique,2011.

 •Ninguém é de Ninguém. Curadoria: Milton Guran. Centro Cultural da Justiça Federal. FotoRio. Rio 2011.

 • L'invisibilità dell'evidenza (Vôo de Papel). Curatela: Lidia Urani e Mauro Villone. Ex Manifattura Tabacchi, 3°edizione Turin Photo Festival. Torino, 2010.

 • Série Na Lona. Curadoria: Giancarlo Micarelli. Galeria Zoom. Paraty. Rio,2010.

 • Av Brasil 500. Curadoria: Milton Guran.Centro Cultural dos Correios. FotoRio. Rio, 2009.

 • Série Na Lona. Consultório Galeria de Arte Claudia Spínola. Rio, 2009.

 • Micro-ondes. Commissaire : Jean-Luc Monterosso. Photoquai, 1 ère Biennale des Images Du Monde. Maison Européenne de La Photographie. Paris, 2007.

 •Microondas. Centro Cultural da Justiça Federal. FotoRio. Rio, 2009.

 •Rogerio Reis at SoHo (On Canvas). Curatorship: Kerstin Fiedler - ArtPhotoCollection . Göteborg, 2007.

 • Série Na Lona (On Canvas). Curatorship: Janneke van Dijk . Tropenmuseum , Amsterdam, 2006.

 • Rogério Reis’s Carnival at SAS Scandinavia Hotel. Curatorships: Kerstin Fiedler e Lars Bengtsson. (ArtPhotoCollection). Göteborg, 2006.

 • Carnaval sur Bâche. Commissaires: Dorothée Luczak e Daniella Géo. Biennale internationale de la Photographie et des Arts visuels de Liège.   Musée d'Art Moderne et d'Art Contemporain de Liège (MAMAC). Bruxelles, 2006.

 • On Canvas. Curatorship: Finn Thrane - Brandts Museet For Fotokunst. Odense,  2005.

 • Fronteiras da Imaginação: Realidade/Fantasia a Céu Aberto . Série Na Lona. Curadoria: Milton Guran. Fotografia na Leo II- Leo Burnett. São Paulo, 2005.

 • Carnaval sur Bache. Commissaires : Jean-François Couvreur et Alban de la Fontaine. Galerie des Ponchettes.  Nice, 2005.

 •  Série Na Lona. Curaduría: Luz Castillo e Elda Harrington.  13º Encuentros Abiertos de Fotografia  Galeria ArtexArte, Buenos Aires , 2004.

 •  Série Na Lona. Curadoria: Karla Osório. Galeria Athos Bulcão - FotoArte, Brasília, 2004.

 •  Ádito.  Centro Cultural dos Correios - FotoRio. Rio, 2003.

 • Carnival in Canvas. Curatorship: Martha Takayama.  Danforth Museum of Art.  Framingham, 2002.

 •  Carnaval sur Bâche. Commissaire: Denis Cussenot. Centre Culturel André Malraux, Galerie Robert Doisneau.  Nancy,  2001.

 • Série Na Lona. Curador: Sergio Mauricio Manon.  Galeria Cerebelo, Estação Ipanema. Rio, 2000.

 • Carnaval na Lona. Curador: Edson Corrêa Afonso. Centro Cultural Light. Rio, 1994.

 • Carnaval na Lona. Curadoria: Orlando Azevedo. Centro Cultural de Curitiba. Curitiba, 1994.

 • Fantasia (Série Na Lona). Curadoria: Stefania Bril. Casa da Fotografia FUJI. São Paulo, 1991.

Exposições Coletivas:

• L'Autre Visage (Série Na Lona). Curadoria: Stéphanie Bliard. Outros artistas convidados: João Castilho, Pedro David e Pedro Motta. Casa do Brasil. Bruxelas, 2017.

​• Útero do Mundo - Grito Ancestral, montagem humana e vida primária _ três conceitos extraídos da obra de Clarice Lispector. (Na Lona: clóvis 1999, doação do Morgan Guaranty Trust Company of New York para a coleção o MAM - São Paulo). Curadoria: Veronica Stigger. Outros artistas convidados: Lívio Abramo, Claudia Andujar, Flávio de Carvalho, Cildo Meireles, Mira Schendel, Tunga, Vik Muniz e Adriana Varejão. Museu de Arte Moderna. São Paulo, 2016.

​• Raros Vintages & Inéditos (Linha de Campo - políptico de 36 fotos). Curadoria: Fausto Chermont. Outros artistas convidados: Patricia Yamamoto, Rosa Gauditano, Nair Benedito, Antonio Saggese, Eustáquio Neves, Eduardo Castanho, Kenji Ota, Luiz Carlos Felizardo, Rogério Assis e Cesar Barreto.  Galeria Virgílio. São Paulo, 2016.

​• Gabinete Contemporâneo de Curiosidades (Acrilex Filmes). Curadoria: Marco Antonio Portela. Galeria Oriente. Rio, 2016

​• Todo mundo é de todo mundo (Série Ninguém é de Ninguém, 1 foto). Curadoria: Ateliê Oriente. Rio, 2016.

​• A Cor do Brasil (Série Na Lona ,1 foto). Curadoria: Paulo Herkenhoff e Marcelo Campos. MAR - Museu de Arte do Rio. Rio, 2016.

 • Linguagens do Corpo Carioca [A Vertigem do Rio] (Série Na Lona ,12 fotos e Surfistas de Trem do Ramal de Japeri, 8 fotos). Curadoria: Paulo Herkenhoff e Milton Guran. MAR - Museu de Arte do Rio. Rio, 2016.

 • Rio Setecentista, quando o Rio virou capital. (Homem Folha, Série Na Lona). Curadoria:  Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira, Ana Maria Fausto Monteiro de Carvalho, Margareth da Silva Pereira e Paulo Herkenhoff. MAR-Museu de Arte do Rio. Rio, 2015.

 • Ver e ser visto - Coleção MAM-RJ. (Série Na Lona). Curadoria: Guilherme Gutman. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Rio, 2015.

 • Fotografia Brasileira na Coleções Francesas (Ninguém é de Ninguém, Linha de Campo e Surfistas de Trem do Ramal Japeri). Curadoria: Jean-Luc Monterosso, Milton Guran e Cristianne Rodrigues (adjunta). MAR - Museu de Arte do Rio. Rio, 2015.

• Ambiguidades (Ninguém é de Ninguém, Pedra do Arpoador). Curadoria: Marcio Zardo. Galeria Ateliê da Imagem. Rio, 2015.

 • Ser carioca da gema. Curadoria: Marco Antonio Portela. Solar Grandjean de Montigny, Puc (Pontificia Universidade Católica). FotoRio. Rio, 2015.

 • Delicadeza (Triptico Medusa-da-lua). Curadoria: Paulo Marcos de Mendonça Lima (Ateliê Oriente). Grande Galeria  do Centro Cultural Light. Rio, 2015.

• Amor, Amor, Amor (Ninguém é de Ninguém / Personne n’Appartient à Personne) . Fotografias e vídeos da coleção da Maison Européenne de la Photographie de Paris. Curadoria: Jean-Luc Monterosso, Milton Guran. CCBB-Centro Cultural do Banco do Brasil. Rio, 2014.

 • Contemporary Latin American (Ninguém é de Ninguém / Nobody’s Nobodies). Atlanta Celebrates Photography. Curatorship: Carlos Carvalho (Fest Foto Poa). 1280 Gallery  at Woodruff Arts Center. Atlanta, 2014.

 • Performance Contemporary Photography from the Douglas Nielsen Collection (Serie Na Lona / On Canvas). Other guest artists: John Baldessari, Nan Goldin and Cindy Sherman. Curatorship: Joshua Chuang (The University of Arizona). Phoenix, 2014.

• A Fotografia na Construção da Imagem da Nação, Um olhar sobre o Brasil – 1833/2003 (Surfistas de Trem do Ramal Japeri). Curadoria: Boris Kossoy. Instituto Tomie Ohtake. São Paulo, 2012.

 • 6B: Desenho Contemporâneo Brasileiro (Tríptico Linha de Campo). Curadoria: Mauro Trindade.  Cortesia Galeria Tempo. Centro Cultural da Justiça Federal.  Rio, 2012.

 •  Cortona Photography Festival (Carnival On Canvas).  Lens / The New York Times. Cortona, 2012.

 • Rio (Série Na Lona, 10 imagens).  Curadoria: Marcia Mello. Galeria Tempo . Rio, 2012.

 • MAP - Museu de Arte Postal (Série Linha de Campo).Artistas convidados: Suzana Queiroga (Soft City); Caroline Valansi (Tropical Ambulante); Gustavo Speridião (Os Inimigos). Curadoria: Marco Antonio Portela (www.museudeartepostal.com.br) -  Edição # 1. Ateliê da Imagem. Rio, 2012.

 • Equivalentes à Bergson (Caminhante). Curadoria: Marco Antonio Portela e Greice Rosa.  Produção: Coletivo Equivalentes. Galeria do Ateliê da Imagem. Rio, 2012.

 • Extremos (Série Surfistas de Trem do Ramal Japeri) - Fotografias da Coleção da Maison Européenne de la Photographie. Curadoria: Jean-Luc Monterosso e Milton Guran. Instituto Moreira Salles. Rio e São Paulo, 2011.

 • Projeto Vai e Vem (O Trilho). Curadoria: Claudia Tavares, Monica Mansur e Martha Pagy.  Galeria Largo das Artes.  Rio, 2011.

 • Autour de l'Extrême (Surfeurs de Train de Japeri). Commissaires :  Jean-Luc Monterosso e Milton Guran . 30 ans du Mois de la Photo. MEP - Maison Européenne de la Photographie. Paris, 2010.

 • 15Meter Exhibition (Surfistas de Trem do Ramal Japeri). Curadoria: Claudia Buzzetti. 6° Festival Internacional de Fotografia de Paraty. Paraty, 2010.

 • Marimage (O Vôo de Papel ). Curadoria: Marco Antonio Portela e Alban de la Fontaine.  Galeria Solar Meninos de Luz, Comunidade do Cantagalo, Copacabana. Rio, 2009.

 • Convergências - Primeira Mostra da Coleção de Fotografias da Galeria da Gávea. Curadoria: Isabel Amado.  Rio, 2009.

 • Mirar Medusa (Homem Folha). Curadoria: Rubens Pileggi. Espaço Clarabóia. Rio, 2009.

 • Vacas Profanas no Solo Sagrado do Pavão Pavãozinho. Artistas convidados: Marcos Chaves, Vicente Mello, Marcos Bonisson, Rosangela Rennó, Walter Firmo, Cesar Barreto e Rogério Reis. Curadoria: Marco Antonio Portela.  Galeria Solar Meninos de Luz, Comunidade do Cantagalo, Copacabana. Rio, 2009.

 • Direitos Humanos, A Declaração da Vida (Microondas - versão impressa). Curadoria: Milton Guran. CCJF - Centro Cultural da Justiça Eleitoral. Rio, 2008.

 • Só existe um Rio (Aspectos da cidade). Fotógrafos convidados: Cesar Barreto, Cafi, Miguel Rio Branco, Renan Cepeda, Marcos Bonisson, Luiz Garrido e Rogério Reis. Curadoria: Márcia Mello (Galeria Tempo). Parque Lage.  Rio, 2008.

 • Fotografia Latinoamericana (Série Na Lona) - Curaduría: Cristina Carlisle, Alicia de Arteaga, Elda Harrington, Jean Louis Larivière, Silvia Mangialardi, Alejandro Montes de Oca e Dudu von Thielmann. Fundação Mundo Novo e MALBA - Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires. Buenos Aires, 2008.

 • La Mirada del Coleccionista, Fotografía Brasileña Contemporánea  - Coleção Joaquim Paiva/ Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro  (Série Na Lona  -  cartaz/outdoor), Sala de lãs Bóvedas. Curaduría: Blanca Berlin.   Centro Cultural Conde Duque. ARCO 2008. Madrid, 2008.

 • One Shot Each, Humour highligted by 100 photographers in 100 pictures (On Canvas). Curatorship: Finn Thrane. Museet for Fotokunst Brandts.  Odense, 2007.

 • Bienal Anual do Peru – Artistas convidados: Anna Bella Geiger, Artur Barrio, Ivald Granato e Rogério Reis. Coordenação: Marcelo Lartigue / Peru Molhado. Búzios, Rio de Janeiro, 2007.

 • Fotografia Brasileira Contemporânea na Coleção Carlos Leal (Série Na Lona). Caixa Cultural. Rio, 2006.

 • AfroReggae 13 anos (Travesseiros vermelhos / Red Pillows). Artistas convidados: Ierê Ferreira, Dom João Orleans e Bragança, Márcia Ramalho, Walter Firmo, Walter Carvalho, Vik Muniz, Cristiano Mascaro, Evandro Teixeira, Cafi, Murillo Meirelles, Rogério Reis e Milton Montenegro. Curadoria: Gringo Cardia. Oi Futuro Flamengo. Rio, 2006.

 • 6 X Brasil - Fotografia Brasileira Contemporânea. Curadoria: Bel Pedrosa .  Centro Cultural da Embaixada do Brasil no Paraguai. Assunção, 2005.

 • 9th Annual Friends of Friends Photography Auction -Friends Whitout a Border em benefício do Angkor Hospital for Children no Camboja. Curatorship: Kenro Izu. Invited artists:  Loretta Lux, Henri Cartier-Bresson, Marc Riboud, Hiroshi Sugimoto, Sylvia Plachy, Rogério Reis and dozens more. Phillips dePury auction house. New York, 2005.

 • Aspects de la Photographie Brésilienne – Collection Joaquim Paiva. Commissaires: Jean-François Couvreur et Alban de la Fontaine. Théatre de la Photographie et de l'Image Charles Niègre. Nice, 2005.

 • Visões Paralelas - Da Inquietação do Moderno à Fotografia Contemporânea (Microondas - instalação de pneus com fotografias em backlight). Curadoria: Nadja Peregrino e Paulo Duque Estrada.  Espaço UFF de Fotografia, Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2005.

 • Mostra o seu que eu mostro o meu (Microondas - instalação de pneus com fotografias em backlight). Curadoria: Marco Antonio Portela.  Casa França-Brasil. Rio, 2004.

 • Mafuá, A Poética da Miscigenação (Microondas). Curatoria: Paulo Duque Estrada. Galeria de Arte UFF, Universidade Federal Fluminense.  Niterói, 2004.

 • Foto/3 (Série Áditos e Na Lona). Artistas: Fabian, Renan Cepeda e Rogério Reis. Galeria Anita Schwartz. Rio, 2003.

 • Ensaios de um Brasil - Doze temas na Visão de Roteiristas e Fotógrafos (Copacabana: Jorge Furtado e Rogério Reis). Curadoria: Felipe Taborda . CCBB- Centro Cultural do Banco do Brasil. Rio, 2001.

 • Brazilian Visions: Contemporary Brazilian Photography. Curatorship: Martha Takayama (Tepper Takayama Fine Arts). Boston Public Library. Boston, 2000.

 • Brazil at 500. Curatorship: Martha Takayama. Tepper Takayama Fine Arts. Boston, 2000.

 • Novas Travessias/New Directions in Brazilian Photography. Invited artists:  Luiz Braga, Elza Lima, Miguel Chikaoka (Pará), Celso Oliveira, Tiago  Santana, José Albano (Ceará), Adenor Gondim (Bahia), Eustáquio Neves e Cao Guimarães (Minas Gerais), Nair Benedicto, Rosangela Rennó, Rochelle Costi, Ruth Lifschits, Milton Montenego, Zeca Araujo e Rogério Reis (Rio / São Paulo). Curatorship: Maria Luiza Melo Carvalho. The Photographers' Gallery. London, 1996.

 • Rio, Mistérios e Fronteiras (Série Na Lona). Curadoria: Claudio Telles e Marcus Lontra.  Museu de Arte Moderna (MAM). Rio, 1996.

 • Brasil, Mostra tua Cara, I Bienal Internacional de Fotografia. Curadoria: Orlando Azevedo. Curitiba,  1996.

 • Bienal Fotojornalismo Brasileiro 1990-1995. Curadoria: Nelson Aguilar e Agnaldo Farias, com texto de Thomaz Farkas. Fundação Bienal de São Paulo. São Paulo, 1995.

 • Fotografia Brasileira Contemporânea - Uma Seleção de Fotografias da Coleção Joaquim Paiva. CCBB – Centro Cultural do Banco do Brasil. Rio,  1995.

 • Rio, Mystères et Frontière (Carnaval sur Bâche). Commissaires: Claudio Telles e Marcus Lontra.  Musée de Pully, Lausanne, 1995.

 • Canto a la Realidad Fotografía Latinoamericana 1860-1993. Curaduría: Erika Billeter. Casa de América. Madrid, 1994.

 • Contemporary Brazilian Photography from the Joaquim Paiva Collection. Center for the Arts at Yerba Buena Gardens. San Francisco, 1994.

 • Documentaristas Contemporâneos Brasileiros. Curadoria: Ricardo de Hollanda. Instituto Cultural Villa Maurina e Centro Cultural Banco do Brasil. Rio, 1994.

 • Paixão do Olhar. Curadoria: Marcus Lontra. Secretaria de Cultura e Museu de Arte Moderna (MAM). Rio, 1993.

 • Das Brasilien Der Brasilianer 1945-1992. (Train surfers, On Canvas, between other works ). Curatorship: Hugo Loetscher, with presentation by Stefania Bril, Angela Magalhães e  Nadja Peregrino. Kunsthaus  Zürich. Zürich, 1992. Exhibition, book, photo of the event poster. Zürich, 1992.

 • Fotógrafos x Fotos. Curadoria: João Bosco. Artistas convidados: Rochelle Costi ; Mario Cravo Neto; Jean Guimarães, Rubens Mano; Milton Montenegro; Rogério Reis ; Rosângela Rennó.

 Galeria 110 Arte Contemporânea.  Rio, 1991.

 • Fotografie Biennale de Rotterdam II (Carnival On Canvas). Curatorship: Bas Vroege. Rotterdam, 1990.

 • Homem e a Máquina (Surfistas de Trem no Ramal Japeri). Curadoria: Marcos Saboya. Museu de Arte Moderna (MAM). Rio, 1990.

 • Fotojornalismo dos Anos 80 – Tendências, Agência F4 (Fotos do acervo).  Museu da Imagem e do Som. São Paulo, 1986.

 • Fantasias (Lona do Carnaval). Fotógrafos: Rogério Reis e Zeka Araújo – Agência F4. Galeria de Fotografia da FUNARTE. Rio, 1986.

 • Tempo do Olhar - Panorama da Fotografia Brasileira Atual (Retrato de Carlos Drummond de Andrade). Artistas convidados: Alécio de Andrade, Arthur Omar, Bina Fonyat, Claudio Edinger, Cristiano Mascaro, David Drew Zingg, Eduardo Castanho, Evandro Teixeira, Hugo Denizart, Luiz Carlos Felizardo, Luiz Garrido, Juca Martins, Luiz Humberto, Mario Cravo Neto, Maureen Bisilliat, Miguel Rio Branco, Nair Benedicto, Olney Kruse, Orlando Brito, Pedro de Morais, Pedro Vasquez, Rogério Reis e Sebastião Salgado.  Curadoria: Alair Gomes, Boris Kossoy, Thomaz Farkas, Wilson Coutinho e Zeka Araújo.  Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) e Museu de Arte Moderna de São Paulo (MASP). Rio / São Paulo, 1983.

 • Fotografier: Edson Meirelles, Roberto Faissal e Rogério Reis. Galleri Latina. Stockholm, 1981.

 • Visita do Papa ao Brasil. (Parque do Flamengo, Monumento aos Pracinhas- 1980). Comissão de seleção: Antonio Saggesse (São Paulo), Cândido Alberto Fonseca (Mato Grosso do Sul), Epitácio Queiroz (Amazonas), Waldir Afonso (Pernambuco) e Zeka Araújo (FUNARTE). Galeria do Núcleo de Fotografia da FUNARTE-RJ . Rio, 1980.

 • Classe Média Brasileira (Pega no Alto da Boa Vista-1978). Comissão de seleção: Zeka Araújo (FUNARTE), José Albano (Ceará), Célio Apolinário (Minas Gerais), Miro e Juvenal Pereira (São Paulo). Galeria do Núcleo de Fotografia da FUNARTE-RJ. Rio, 1980.

 • Nossa Gente (Magalhães Pinto x Vavá, Praia de Botafogo – 1978). Comissão de seleção: Assis Hoffmann (Rio Grande do Sul), Claudio Kubrusly (São Paulo), Luis Humberto (Brasília), Roberto Maia (Rio), Zeka Araújo (FUNARTE). Galeria do Núcleo de Fotografia da FUNARTE-RJ. Rio, 1979.